Theme by

3 de fev. de 2014

Sobre Ana e Mia


Olá >3<  Eu pretendia fazer essa postagem depois de terminar de ler Garotas de Vidro, mas minha leitura empacou, porque eu não queria que chegasse ao final, acho que tinha medo de chegar no final... Já que o livro fala de um assunto que, embora esteja presente (e bem presente) na sociedade de hoje, é meio que um tabu ou polêmica. Talvez o título tenha sido confuso, mas vou previamente falando, "Ana" e "Mia" são os "apelidos" para os distúrbios alimentares que conhecemos como anorexia e bulimia.
Tenho certeza que já deve ter ouvido essas palavras em algum lugar, não? Em casa, no youtube, na escola, em algum livro, revista, em algum blog, conversas alheias, novelas... A primeira vez que ouvi falar da anorexia, foi em uma novela mais antiga, Viver a Vida (oi Globo -'), onde uma personagem era super magra, mas não comia nada por se achar gorda (eu passei muito tempo achando que anorexia era apenas isso, mas recentemente venho descoberto um pouco mais sobre a doença), e a bulimia, foi quando descobri sobre o bem famoso caso da Demi Lovato, também não me aprofundando muito. O que vou citar a seguir talvez tire quem está lendo da zona de conforto em que nos colocamos em relação a essas doenças, então, se não se sentir a vontade com o assunto, pode desistir dessa postagem.
Vamos começar com, o que é a sua pré-definida concepção desses dois distúrbios alimentares? Pense bem neles. A minha é um pouco clichê, mas vamos começar.
Segundo a Wikipédia, anorexia (ou Ana) é uma disfunção (?), ou distúrbio (agora sim) alimentar caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar e estresse físico. Até esse ponto, entendemos que é uma doença (se no seu conceito estava frescura, pode ir tirando o cavalinho da chuva, moça(o)) que envolve alimentação, alterações na dieta que a tornam insuficiente. Esse distúrbio é causado normalmente quando a pessoa possui problemas quanto ao perfeccionismo corporal, ou seja, ela tem um ideal de peso mental, e mesmo que ela chegue a ele, sempre vai haver mais um a espera. A pessoa anoréxica vai fazer o máximo possível para chegar a esse ideal, como seguir dietas absurdas, passar dias sem comer, praticar exercícios excessivos com o intuito de perca de peso. O que nos leva ao segundo tópico.
Bulimia, (não vou usar as definições mais oficiais) também conhecida como Mia, consiste na pessoa comer excessivamente e depois querer "botar" aquilo para fora, podendo usar laxantes, abuso de cafeína, ou o vômito do alimento (é chamado, nos sites de pessoas praticantes, de "miar"). A relação da bulimia com a anorexia é normalmente gerada quando a pessoa anoréxica, em uma espécie de "surto" ou descontrole, quebra a dieta (ou jejum, no caso de NF), comendo excessivamente, e ao se dar conta, arrepende-se e pratica a bulimia. Nem sempre isso acontece, como no caso da Lia, a protagonista de GDV, mas vou falar disso quando fizer a resenha do livro.
Certo, chegando aqui, entendemos que distúrbios alimentares não são "frescuras" ou "besteiras", são coisas sérias, que acontecem como consequência da nossa organização social dos dias de hoje. Vejamos, uma pessoa se sente gorda em relação ao peso, o que leva a depressão, e em alguns casos, à tomar medidas drásticas para a perca de peso. Vou usar um tumblr que achei como exemplo, esse aqui, que, como podem ver, sugere dietas e exercícios, feitos por garotas que têm esse problema. Se você analisar, não com olhos críticos, mas com olhos abertos para perceber o que está escrito, poderá perceber que ninguém escolhe ser bulímica ou anoréxica, são coisas que ninguém escolhe começar ou deixar... Okay, acho que acabei falando mais do que o normal nessa postagem.
Em resumo, espero que tenham entendido um pouco mais sobre esses assuntos, e não, não fiz isso com o intuito de incentivar ninguém, é mais como um debate. Afinal, qual sua opinião sobre esse assunto? Ele é mesmo um tabu, ou discutiria isso normalmente com alguém? Aceito críticas, qualquer assunto que quiser falar, apenas expresse sua opinião.

2 comentários:

  1. Acho isso uma coisa realmente séria, mas como toda coisa séria [depressão, se cortar, etc.] acaba virando modinha entre as mal comidas. Daqui a pouco até sindrome de Down vai virar modinha .-. .-.
    E eu, graças a Deus, amo comer, sou tão gorda que devia comprar uma camisa escrito: Eu Venci a Anorexia, só pra disfarçar, huehuehue.
    Beijos °ᵕ°
    u-nicorn.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, eu concordo com você, é séria, mas acaba virando modinha e o povo faz feira com o assunto '-' Eu também sou tão gorda, meu Deus, quem me vê deve pensar que fui rolha de poço em outra vida -q
      Beijos

      Excluir

Olá cavaleiro solitário, imagino que leu toda a postagem, então o que acha de deixar um comentário rápido? Sua opinião é sempre importante.
Veja que qualquer pessoa pode comentar, mas para evitar xingamentos desnecessários, os comentários são moderados. Por favor, deixe seu link no final do comentário para que eu possa retribuir a visita e o comentário!

« »