Theme by

18 de mai. de 2014

Resenha: If I Stay - Se Eu Ficar

Não, a protagonista não tem cabelo rosa

Hey! Finalmente vou fazer uma resenha, já estava sentindo falta de ficar ativa. Escolhi logo If I Stay para começar porque ele é um livro muito especial e cute. Eu o amo tanto que queria nem fazer a resenha, deixar o livro comigo para que ninguém o descobrisse, porém a vontade de conversar sobre o livro com alguém é tão grande que não deixa.
If I Stay é um livro pouco conhecido, eu mesma só conheci porque vi na dashboard do Tumblr uns gifs do trailer do filme com um trecho do livro que um fansite da Chloë Moretz publicou. Então joguei no Google, assisti ao trailer, fucei o issuu.com e comecei a ler. Foi assim, rápido como um raio, mas devastador como um tornado. Para entender o que me fez ter essa paixão tão grande, aqui está o trailer:

Ative as anotações para ver. Enfim, esse trailer me ganhou do enredo à trilha sonora. Uma garota que sofre um acidente de carro e tem que decidir entre ficar e ir embora (no sentido morrer da coisa)? Alucinante. Ok, vou parar de falar sobre isso e sim sobre o livro em si.
O livro é contado do ponto de vista de Mia, uma adolescente de 17 anos, violoncelista, cuja maior preocupação atual da vida é saber se passou ou não no recém-feito teste para a Juilliard, e se sim, como ficará sua relação com o namorado, Adam. Ele começa a partir de uma fatídica manhã de neve, quando seus pais resolvem sair para visitar alguns amigos e... Bam. Sofrem um acidente de carro. Mia acorda assustada andando pela estrada até encontrar seu  próprio corpo esticado e ferido. Ela acompanha a ambulância e o helicóptero até um hospital, onde descobre que seus pais morreram no acidente e seu irmão, Teddy, está em algum hospital bem longe dela. Nós vemos a narradora acompanhar "ela mesma" até a sala de cirurgia e uma UTI, tentando entender o que aconteceu, ao mesmo tempo em que o livro dispara memórias da vida da garota sem ser algo forçado, é como se fluísse naturalmente. Somos apresentados ao fato de que ela é uma musicista clássica deslocada tanto na família, com os pais punk, quanto na vida de Adam, que é de uma banda de rock, Shooting Star; seu amor pela música, suas experiências... É como se houvesse a Mia observando a si mesma em coma, a Mia que narra e viveu todas aquelas memórias que são de trás para frente ou do meio para trás... A escritora mistura uma vida que por si só já é complicada com o drama causado pelo acidente. Há momentos muito lindos na história, que foram colocados no lugar certo para eles. Não poderia ter sido melhor.
Se você ficar, eu faço o que você quiser. Eu largo a banda, vou com você para Nova Iorque. Mas se você precisar que eu vá embora, eu faço isso também. Eu estava conversando com Liz e ela disse que talvez voltar para sua antiga vida seja doloroso demais, que talvez seja mais fácil você nos apagar. E isso seria uma droga, mas eu faço. Eu posso perder você assim se eu não te perder hoje. Eu te deixo ir. Se você ficar." — Adam para Mia.
Bem, é apenas isso que eu tenho a escrever sobre o livro. Caso você tenha se interessado e quiser ler online, acesse esse link (www).
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá cavaleiro solitário, imagino que leu toda a postagem, então o que acha de deixar um comentário rápido? Sua opinião é sempre importante.
Veja que qualquer pessoa pode comentar, mas para evitar xingamentos desnecessários, os comentários são moderados. Por favor, deixe seu link no final do comentário para que eu possa retribuir a visita e o comentário!

« »