Theme by

9 de jun. de 2014

Qual a graça da vida?


Estamos sentados na mesa, eu comendo um espaguete, meu pai também e minha mãe bebericando uma sopa instantânea. Ela acabou de chegar da casa da minha tia-avó e encontrou o meu avô adotivo no caminho, mandando-o ir para casa, porque minha avó está sozinha e cansada.
O que ela sempre fala, e eu não duvido que seja verdade. Apenas, apenas...
"Uau, é isso, não é? Você vive desde criança fazendo tudo o que faz porque está treinando para ser adulto, e quando é adolescente, estuda apenas para isso. Quando é adulto, você precisa de um "futuro", um trabalho. E aí se mata de trabalhar, cria dívidas e procura um cônjuge. Quando se casa, está trabalhando para se desatolar das dívidas, mandar o casamento pra frente e ter filhos. Quando consegue e tem filhos, ganha mais dívidas e só o que quer é criar aquelas crianças para que elas tenham o maldito futuro, para que elas se casem e trabalhem e saiam de casa. E quando elas saem de casa, você para de se matar de trabalhar e com as dívidas, porque já deu o tempo. Então é só você e seu marido e nada mais, porque o que mais existe? Apenas, quando finalmente consegue tirar aquele descanso na vida, está velho e cansado e a única pessoa que você tem por perto é aquele maldito bastardo do seu marido, que pelo visto, bebe por desgraça e é um quase-indigente que nem acerta como entrar em casa e está encostado no governo e... O que mais? Qual vai ser a graça de viver? Esperar por uma coisa, sempre. Quando você está mais velho, não há mais o que esperar, não é? Você precisa bater as botas para ir para o Céu no qual você acredita, mas quem quer morrer? A vida é um saco."
"De quem é?", minha mãe pergunta, e percebo que ela parou de olhar para o nada como sempre faz enquanto eu murmurava meu monólogo em meio às poucas garfadas.
"O quê?"
"De quem é isso que você falou?"
"De ninguém. Eu só observei", dei de ombros.
"É meio triste pensar desse modo."
"Não é triste. É só... Só isso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá cavaleiro solitário, imagino que leu toda a postagem, então o que acha de deixar um comentário rápido? Sua opinião é sempre importante.
Veja que qualquer pessoa pode comentar, mas para evitar xingamentos desnecessários, os comentários são moderados. Por favor, deixe seu link no final do comentário para que eu possa retribuir a visita e o comentário!

« »